Alunos do IFRJ partcipam de debate sobre Ditadura no Ponto Cine

A diretora Beth Formaggini participou do Diálogos com o Cinema do seu novo documentário "Pastor Cláudio", com alunos e alunas dos campis do Rio de Janeiro e Arraial do Cabo.


Beth Formaggini com os alunos e alunas do IFRJ Rio de Janeiro e Arraial do Cabo.

O filme exibido dessa vez foi "Pastor Cláudio", documentário que apresenta o encontro entre o psiquiatra Eduardo Passos e o Pastor Cláudio Guerra, um dos mais cruéis torturadores da ditadura militar na história do Brasil.


O filme rendeu um tarde de conversa reveladora e forte entre Beth e a plateia, que não deixou de aproveitar as experiências e vivências da diretora, que além de ter produzido o documentário é professora e historiadora, por formação.



A professora de História do Campus do Rio de Janeiro, Pâmella dividiu um pouco sobre a história da sua família, se emocionando ao contar sobre o seu avô, uma das vítimas da ditadura militar e compartilhando com Beth o quanto se tornou fã de seu trabalho desde o lançamento de "Memória para uso Diário" , que também crítica um tema semelhante ao seu último doc.


Os alunos destacaram também as suas relações com o tema, citando o espanto em perceber como ainda há defesas da Ditadura Militar, mesmo diante de evidências como as expressadas pelo filme de Beth.


No fim do encontro Beth recebeu uma última pergunta. "Como, mesmo diante de tanto sofrimento, você consegue manter o seu sorriso?". A diretora rebateu, afirmando que ela mantêm a esperança em encontros como o do Diálogos com o Cinema e no jovens, como possibilidade de mudança.


oto: Ingrid Stassen

Texto: Wallace Rocha

PÁGINAS

PROJETOS

INFORMAÇÕES

contato@pontosolidario.org

55 (21) 3106-9995

Ponto Solidário, Guadalupe, RJ - Brasil

© 2019 por Guilherme Rocha | Ponto Solidário