Mostra Ponto Cine de Acessibilidade

Exibições 100% acessíveis

Em setembro de 2016, o Rio de Janeiro foi sede das Paralimpíadas e se tornou o centro da discussão sobre a situação da pessoa com deficiência. Através do Esporte refletiu sobre as histórias de conquistas e superação de atletas que com diversas deficiências, as ultrapassaram e conquistaram a vitória.

 

Inevitavelmente a Mostra Ponto Cine de Acessibilidade aproveitou o ano olímpico e trouxe o Esporte Paralímpico como tema principal da primeira edição. Através de uma programação variada dividida em quatro momentos especiais, o Ponto Cine recebeu debates, exibições e convidados para democratizar a questão da acessibilidade para o Brasil em uma experiência única.  Em 12 dias a mostra atingiu mais de 500 pessoas só na sala do Ponto Cine, através de exibições e debates sobre a acessibilidade e a realidade da pessoa com deficiência. O público foi composto por pessoas com deficiência auditiva, visual, motora e intelectual. Além de pessoas sem deficiência na contribuição do diálogo.

 

Esporte Filme Acessível

Principal e primeiro momento da programação da Mostra em uma seleção de cinco filmes sobre a história e carreira de atletas Paralímpicos brasileiros. As sessões receberam grupos de instituições que trabalham com a questão da acessibilidade e todos os filmes contaram com recursos como Libras e Audiodescrição, através do aplicativo Whatscine.

 

Cine Esporte

Com uma parceria do Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro e da Mostra Cine Esporte do curador Antônio Leal (Festival Cine Foot), a programação da Mostra Ponto Cine de Acessibilidade ficou ainda mais completa com mais seis filmes sobre conquistas do esporte olímpico brasileiro.

 

Transmissão de provas Paralímpicas Ao Vivo com a FlixPlay

Além da seleção de filmes, logo após cada sessão os “cine-espectadores” puderam viver a experiência de acompanhar algumas modalidades paralímpica na tela do cinema. Além disso o Ponto Cine, em parceria com a empresa Flixplay e apoio da Rede Globo, SportTV e Net também foi o responsável por realizar a audiodescrição das provas através da internet. Se tornando o único lugar do mundo a permitir essa experiência. Inclusive com a cerimônia de abertura das Paralimpíadas.

 

Debate Esporte Inclusão

Completando a programação, a Mostra Ponto Cine de Acessibilidade, a SporTV e a Globo realizaram o Debate Esporte Inclusão, um encontro com convidados no Ponto Cine para uma conversa sobre acessibilidade e o papel do esporte na integração social de pessoas com deficiência. Entre os convidados estava Willians Araújo, judoca medalhista nas competições de 2016.

 

“... A realização da Mostra Ponto Cine de Acessibilidade oportunizou aos assistidos de instituições sociais de pequeno porte, como nós, o contato com os Jogos Paralímpicos. ” Conceição - Instituto Anne Sullivan

 

“... Estou profundamente agradecida pela oportunidade de trazer as crianças e adolescentes de Costa Barros a oportunidade de assistir uma programação tão boa quanto esta, já posso falar que presenciamos parte dos Jogos Paralímpicos. ”

Ilma - Projeto Recriando Raízes

Patrocínio

Apoio

Realização

Co-realização

Projetos Relacionados

PÁGINAS

PROJETOS

INFORMAÇÕES

contato@pontosolidario.org

55 (21) 3106-9995

Ponto Solidário, Guadalupe, RJ - Brasil

© 2019 por Guilherme Rocha | Ponto Solidário