Mostra Ponto Cine de Acessibilidade

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Exibições 100% acessíveis

Em setembro de 2016, o Rio de Janeiro foi sede das Paralimpíadas e se tornou o centro da discussão sobre a situação da pessoa com deficiência. Através do Esporte refletiu sobre as histórias de conquistas e superação de atletas que com diversas deficiências, as ultrapassaram e conquistaram a vitória.

 

Inevitavelmente a Mostra Ponto Cine de Acessibilidade aproveitou o ano olímpico e trouxe o Esporte Paralímpico como tema principal da primeira edição. Através de uma programação variada dividida em quatro momentos especiais, o Ponto Cine recebeu debates, exibições e convidados para democratizar a questão da acessibilidade para o Brasil em uma experiência única.  Em 12 dias a mostra atingiu mais de 500 pessoas só na sala do Ponto Cine, através de exibições e debates sobre a acessibilidade e a realidade da pessoa com deficiência. O público foi composto por pessoas com deficiência auditiva, visual, motora e intelectual. Além de pessoas sem deficiência na contribuição do diálogo.

 

Esporte Filme Acessível

Principal e primeiro momento da programação da Mostra em uma seleção de cinco filmes sobre a história e carreira de atletas Paralímpicos brasileiros. As sessões receberam grupos de instituições que trabalham com a questão da acessibilidade e todos os filmes contaram com recursos como Libras e Audiodescrição, através do aplicativo Whatscine.

 

Cine Esporte

Com uma parceria do Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro e da Mostra Cine Esporte do curador Antônio Leal (Festival Cine Foot), a programação da Mostra Ponto Cine de Acessibilidade ficou ainda mais completa com mais seis filmes sobre conquistas do esporte olímpico brasileiro.

 

Transmissão de provas Paralímpicas Ao Vivo com a FlixPlay

Além da seleção de filmes, logo após cada sessão os “cine-espectadores” puderam viver a experiência de acompanhar algumas modalidades paralímpica na tela do cinema. Além disso o Ponto Cine, em parceria com a empresa Flixplay e apoio da Rede Globo, SportTV e Net também foi o responsável por realizar a audiodescrição das provas através da internet. Se tornando o único lugar do mundo a permitir essa experiência. Inclusive com a cerimônia de abertura das Paralimpíadas.

 

Debate Esporte Inclusão

Completando a programação, a Mostra Ponto Cine de Acessibilidade, a SporTV e a Globo realizaram o Debate Esporte Inclusão, um encontro com convidados no Ponto Cine para uma conversa sobre acessibilidade e o papel do esporte na integração social de pessoas com deficiência. Entre os convidados estava Willians Araújo, judoca medalhista nas competições de 2016.

 

“... A realização da Mostra Ponto Cine de Acessibilidade oportunizou aos assistidos de instituições sociais de pequeno porte, como nós, o contato com os Jogos Paralímpicos. ” Conceição - Instituto Anne Sullivan

 

“... Estou profundamente agradecida pela oportunidade de trazer as crianças e adolescentes de Costa Barros a oportunidade de assistir uma programação tão boa quanto esta, já posso falar que presenciamos parte dos Jogos Paralímpicos. ”

Ilma - Projeto Recriando Raízes

Patrocínio

Apoio

Realização

Co-realização

Projetos Relacionados