IFRJ e Ponto Cine: Uma parceria de sucesso

A parceria entre o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e o Ponto Cine já é de longa data. Essa parceria que iniciou-se apenas com o campus Nilópolis, onde é ofertado o curso de Bacharelado em Produção Cultural, estendeu-se para os outros campi do IFRJ com diferentes ações como as sessões de cine-debates e a oferta dos cursos de formação em Direção para Audiovisual (DAV) e Interpretação para Produções Audiovisuais (IPA). Todo o projeto foi viabilizado com recursos da Secretaria do Audiovisual (SAv) vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania.

A SAv visa a formação, produção inclusiva, regionalização, difusão não comercial, democratização do acesso e preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros, sendo responsável por diversos editais de fomento à produção audiovisual brasileira. Atendendo a esses critérios, foi montado um plano de trabalho contemplando as ações do Projeto IFRJ-Ponto Cine, e o financiamento do mesmo se deu via Termo de Execução Descentralizada (TED). O TED é uma forma de recurso extra-orçamentário que permite ao IFRJ realizar ações (neste caso, de extensão) sem a necessidade de utilizar a verba de sua matriz orçamentária anual. A coordenação dessa parceria é realizada pela Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica (DIPROEXT), vinculada à pró-reitoria de extensão do IFRJ. O projeto IFRJ-Ponto Cine foi fundamental, também, para a reinauguração do Cinema Ponto Cine em 2018, após meses fechado.

Essa parceria surge sob duas perspectivas: a primeira é a valorização de um equipamento cultural tão importante para o Rio de Janeiro que é o Ponto Cine, tanto pelas suas características de valorização do cinema nacional, quanto por sua localização no subúrbio carioca; a segunda está relacionada a uma das missões do IFRJ, a de fortalecer os arranjos produtivos sociais e culturais locais, de forma plural e descentralizada. Dessa maneira, o Ponto Cine torna-se um Polo Audiovisual recebendo alunos do IFRJ em suas instalações e fora do eixo Centro-Zona Sul, onde se encontram a maioria dos equipamentos culturais da cidade do Rio de Janeiro.

Foram disponibilizadas 25 vagas para cada um dos dois cursos oferecidos para toda sociedade, sendo direcionados para quem tem interesse em se profissionalizar nas áreas, aprendendo com os melhores profissionais do mercado e desenvolvendo os seus projetos com qualidade. Com mais de 300 inscritos, o processo seletivo contou com uma entrevista presencial e os candidatos selecionados foram contemplados com uma bolsa de auxílio permanência para realização do curso. As aulas variam em seu caráter teórico e prático, ocorrendo aos sábados com previsão de término em 9 de novembro de 2019 com apresentação de 5 curtas-metragens, onde os alunos do curso de DAV serão os diretores e os alunos de IPA os atores desses filmes.

É fundamental ressaltar a preocupação com os alunos: além de uma formação de qualidade e a bolsa auxílio, não existe a intenção de apenas “jogá-los à procura de trabalho” quando estiverem formados; mas sim, de acompanhar a integração deles e ajudar a inseri-los no mercado. Para os dois cursos, a DIPROEXT e o Polo Audiovisual Ponto Cine trabalham em conjunto, a fim de apresentar com transparência a execução do curso e o aprendizado dos alunos. Os professores João Guerreiro e Tiago Monteiro, do curso de Produção Cultural, atuam como coordenadores pedagógicos dos cursos.

Os cinco curtas-metragens têm o objetivo de serem evidências de aprendizagem e desenvolvimento das alunas e alunos ao longo do curso, como também, possibilitar a inscrição dos filmes em festivais e a realização de sessões no cinema Ponto Cine. A intenção após a formação dos alunos é mapear e acompanhar a ação deles no mercado de trabalho e sociedade, por meio da política de acompanhamento de ex alunos e ex-alunas da ProEx IFRJ.


Reunião com o idealizador e diretor do cinema Ponto Cine Adailton Medeiros, o diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica (DIPROEXT) da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ Julio Page, a coordenadora do Polo Audiovisual Ponto Cine Patrícia Nascimento e os Coordenadores Pedagógicos João Guerreiro e Tiago Monteiro.

PÁGINAS

PROJETOS

INFORMAÇÕES

contato@pontosolidario.org

55 (21) 3106-9995

Ponto Solidário, Guadalupe, RJ - Brasil

© 2019 por Guilherme Rocha | Ponto Solidário