O Ponto Cine existe há mais de 11 anos, é a primeira sala de cinema popular totalmente digital do Brasil e, segundo a Agência Nacional do Cinema, o maior e o principal exibidor de filmes brasileiros de todo o território nacional que é composto hoje por 2.960 salas, em sua maioria com uma programação focada no cinema estrangeiro .

 

A sala de cinema Ponto Cine fica em Guadalupe, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro e de menor IDH que fica à 29 km da Cinelândia - um dos pontos mais tradicionais da cultura e do cinema na cidade -  tornando o Ponto Cine um verdadeiro oásis cultural.

 

Nesse caminho, o Ponto Cine entendeu a importância de atravessar a educação com o cinema, desenvolvendo a Promoção Social de Cinema - ProSocialCinema para Escolas Públicas, Instituições Sociais e ONGs.

 

O projeto já levou mais de 250.000 pessoas ao cinema. Um projeto de alfabetização do olhar e do comportamento, formando plateia para o cinema brasileiro com ingressos franqueados. Para muitas pessoas essa é a única possibilidade de vivenciar a experiência de assistir a um filme em uma sala de cinema.

 

Você pode conferir fotos dos últimos dez anos do projeto acessando aqui.

Em todos os anos de trabalho, o Ponto Cine sempre reafirmou o seu compromisso de difundir o cinema brasileiro, interiorizando-o geografimente no país e culturamente nas pessoas. Nessa missão, o ProSocialCinema é uma ferramenta fundamental.

 

Saiba mais alguns dados do projeto:

- Desde 2006 foram 694 filmes brasileiros exibidos no Ponto Cine;

- 90 Escolas Municipais já foram atendidas pelo ProSocialCinema;

- 86 Escolas Estaduais também passaram pelo projeto;

 - 112 ONGs atendidas por diversas regiões da cidade;

- Além disso o Ponto Cine já produziu 130 debates com professores e representantes de ONGs na sala de cinema.  

 

Mesmo com tantas conquistas, o transporte desses grupos de alunos para chegarem até o Ponto Cine em Guadalupe, sempre foi um desafio diário para se ultrapassar.

 

Em 2017 o projeto sofreu com uma queda de 60% dos seus agendamentos com escolas públicas, devido aos cortes expressivos de verba. Só na educação pública municipal do Rio de Janeiro os cortes chegaram a R$112 milhões, inteferindo diretamente na verba destinada ao aluguel de ônibus utilizado na circulação das escolas em atividades pedagógicas pela cidade.

Essa campanha tem o objetivo de articular um fundo de aluguel de Ônibus para as instituições atendidas pelo ProSocialCinema oferecendo a melhor experiência possível à essas pessoas, desde a ida com transporte de qualidade, passando por uma sala de cinema confortável com tecnologia de ponta a uma programação com os melhores lançamentos brasileros.

 

Desta forma, oferecemos dignidade às pessoas e quando oferecemos dignidade, elas nos retornam com cidadania, e esse é o trabalho do Ponto Cine, um trabalho de cidadania.

 

 

Contamos com você.

ARROZ, FEIJÃO E CINEMA para todo o mundo.

RECOMPENSAS​

1 - Agradecimento por email

2 - Par de ingressos Ponto Cine

3 - Duas Pipocas médias

4 - Arte personalizada com nome do doador no álbum do Facebook

5 - Porta-copo exclusivo "Arroz, Feijão e Cinema"

6 - Livro autografado  do Adailton Medeiros

7 - Camisa "Arroz, Feijão e Cinema"

8 - Palestra individual com Adailton Medeiros, por videoconferência, sobre Empreendedorismo

9 - Palestra individual com Adailton Medeiros no Ponto Cine ou videoconferência, nome ou logo nos LCDs, facebook, site e na tela do cinema e direito a um aluguel da sala para evento. Durante o período de execução do objetivo da campanha.

Participe da campanha
e receba recompensas incríveis!
logo benfeitoria rosa

PÁGINAS

PROJETOS

INFORMAÇÕES

contato@pontosolidario.org

55 (21) 3106-9995

Ponto Solidário, Guadalupe, RJ - Brasil

© 2019 por Guilherme Rocha | Ponto Solidário