Prêmio: Ponto Cine recebe a Medalha da Primeira Edição da Ordem do Mérito Cultural Carioca


Adailton Medeiros, idealizador do Ponto Cine recebendo o diploma e a Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro da Ordem do Mérito Cultural.

Para homenagear personalidades, coletivos culturais e instituições públicas ou privadas que se destacaram por contribuições relevantes à cultura da cidade, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou a Ordem do Mérito Cultural Carioca. Composta por uma medalha e um diploma, a premiação teve como diferencial a participação popular.


"Esta é uma maneira de homenagear a cidade do Rio e aqueles que contribuem com sua cultura, muitas vezes de forma anônima. Queremos que os próprios cidadãos indiquem iniciativas que mantêm a cultura pulsante, que valorizam a diversidade e a inclusão, que nos deem orgulho de ser carioca", afirma Nilcemar Nogueira.

No dia 14 de novembro, em evento especial no Palácio da Cidade, Adailton Medeiros, idealizador do cinema Ponto Cine, recebeu a premiação em nome da sala de cinema carioca que se reafirmou como a sala de cinema mais premiada do Brasil.

Nilcemar Nogueira, Secretária Municipal de Cultura

À frente da Secretaria Municipal de Cultura, temos direcionado esforços para a implementação de uma política de estado baseada na democratização cultural da cidade. Com o compromisso de dar fim ao pesadelo da "cidade partida", nossa gestão acredita que os conceitos de centro e periferia não contemplam uma política cultural de fato integradora. Por isso, foi traçado um novo mapa simbólico, em que toda a cidade é o centro e cada região é um manancial de produção pulsante de cultura.


Para avançar nesse processo de ressignificação e equacionar as potencialidades, elegemos cinco eixos estratégicos: gestão de escuta ampliada e participativa, cultura pela diversidade e cidadania, programa integrado de fomento à cultura, valorização da rede de equipamentos culturais, e memória e patrimônio cultural. Assim pudemos colocar em prática uma série de ações efetivas, com foco no lema "Cultura+Diversidade".


A cultura plural, rica e forte do Rio de Janeiro é, ao lado na natureza opulenta, o grande capital da cidade. Ela tem poder regenerador, capaz de corrigir rumos e mudar vidas. Fortalecer, apoiar e difundir nossa cultura não é apenas dever de cada um de nós: é questão de sobrevivência e de resistência.

PÁGINAS

PROJETOS

INFORMAÇÕES

contato@pontosolidario.org

55 (21) 3106-9995

Ponto Solidário, Guadalupe, RJ - Brasil

© 2019 por Guilherme Rocha | Ponto Solidário