Nessa segunda (06) a parceria entre o IFRJ e o Ponto Cine trouxe para a sala de cinema em Guadalupe um projeto especial para inaugurar o calendário do Diálogos com o Cinema 2019. O Projeto Audiovisual "Palmares - Coração Brasileiro, Alma Africana" de José Carlos Asbeg.

O IFRJ, através da parceria com o Ponto Cine, ofereceu um Ônibus para o público e o cinema ofereceu o transporte para o CE Alice Paccini que aproveitou a oportunidade para lotar a condução, trazendo uma galera engajada e animada para o bate-papo.
O Colégio Estadual Alice Paccini fica em Belford Roxo (Baixada Fluminense) num ponto da cidade com diversas dificuldades, porém isso não impede que a qualidade do trabalho dos professores e alunos seja evidente. Todos do colégio - que participa do projeto Cine Literário, também do Ponto Cine - são a prova viva do sucesso da escola.

A exibição foi destaque, já que o episódio 01 de "Palmares - Coração Brasileiro, Alma Africana" apresenta a força do projeto e todos ficaram impactados com as marcas deixadas pelo herói brasileiro Zumbi dos Palmares.
As perguntas foram crescentes para Zé Carlos, e as dúvidas sobre o "fazer do cinema" pelos alunos foram especiais. Todos ficavam surpresos com o tempo levado e dedicado para a produção de uma obra cinematográfica.
Zé Carlos Asbeg, diretor do projeto trouxe para o Ponto Cine, Arísia Barros - coordenadora do Instituto Raízes de África de Alagoas, que contribuiu com uma fala de estímulo para os jovens reforçando a força do potencial da população preta e abrindo os olhos pela identificação de inspirações negras, como pelo herói Zumbi.
Um dia inesquecível pra todo mundo.
foto: Ingrid Stassen
Texto: Wallace Rocha
Comments