top of page

FLORESTA DO CAMBOATÁ, A LUTA CONTINUA.

Na disputa pela Floresta do Camboatá vencemos a primeira batalha, mas ainda falta muito ainda. A primeira vitória foi a de não permitir que ela fosse derrubada pra construção de um autódromo, porém as próximas serão tão difíceis quanto à primeira ou talvez mais.


As próximas serão a não permissão de vazamento de lixo e entulhos no entorno e isso requer a atuação em dois eixos: o primeiro por parte do poder público, de limpeza, manutenção e inibição, com sanções de multas a quem cometer tal ato contra o meio ambiente; o segundo diz respeito à parte da população no sentido de se educar e conscientizar-se que não deve desovar seus restos ali.


A terceira, uma atuação em em conjunto entre o poder público e a sociedade civil, de mapear, cadastrar e entender as necessidades da comunidade que se formou em baixo do elevado da Avenida Brasil, às margens do rio Acari. Essa população pode se tornar a maior parceira da Floresta em todos os sentidos, especialmente, no de ser absorvida como mão-de-obra pros serviços de manutenção desse patrimônio.


A quarta e a que mais exigirá estratégia, jogo de cintura e paciência, a de travar uma cruzada pela sensibilização, autoestima e pertencimento por parte da população de todo o território, principalmente daqueles mais resistentes que não conseguem enxergar a Floresta como um tesouro, e sim como um depósito de lixo e de área potencial pra favelização.


A quinta, transformar a Floresta num parque aberto à visitação, com passeios guiados, visitação de escolas, oficinas ambientais, campo de estudos e pesquisas, e apontamento de suas riquezas de fauna, flora e produção de água potável.


Lógico que essa contenda não será vencida de uma hora pra outra, levará tempo, anos, gerações, mas sairemos vitoriosos, orgulhosos a ponto de enfrentarmos futuramente qualquer ameaça contra à nossa Floresta com um escudo humano, de mãos dadas num abraço simbólico ao que temos de maior valor próximo às nossas casas.

Foto: Brenno Carvalho / O Globo

 
 
 

1 Comment


Can websites write essays for free without any signup?


Many students wonder, “Can websites write essays for free without any signup?” The truth is, most platforms offering completely free essay writing without any form of registration often come with limitations—like access restrictions or low-quality content. In the middle of these doubts, BookMyEssay stands out by guiding students toward trusted websites that write essays for you free, ensuring quality and ease without the hassle of mandatory signups. These platforms provide sample essays, automated writing tools, and helpful writing tips that support academic goals. For learners on a tight budget, exploring such resources can be a helpful first step in completing assignments confidently.

Like
bottom of page