O documentário que revela a trajetória dos negros no Brasil, surge em um momento especial na programação do Diálogos com o Cinema com a presença de Luciana Barreto, Alice Gomes e Tekk0 Rastafari - AfroReggae.

Na última quinta-feira (06) o projeto Diálogos com o Cinema recebeu o elogiado "A Última Abolição", de Alice Gomes e Luciana Barreto em uma bate-papo profundo sobre escravidão, racismo e o lugar do negro na sociedade brasileira atual.
O filme é uma verdadeira aula que revela as condições dos negros e negras no Brasil desde a sua violenta retirada da África no período das invasões europeias até os processos atuais de empoderamento, construção da consciência identitária e a inclusão das cotas raciais nas universidades públicas.

Com depoimentos de professores, juristas e lideranças relacionados ao tema, o filme revela o processo abolicionista no Brasil desconstruindo a ideia de uma abolição assinada por apenas uma mão, mas sim como um processo iniciado desde a formação dos primeiros quilombos. Um verdadeiro documento que destaca nomes importantes da história do país como Zumbi, José Patrocínio, André Rebouças, Lima Barreto e Beatriz Nascimento.
O mobilizador cultural Tekko Rastafari da ONG AfroReggae é conhecido na luta pela igualdade racial nos direitos sociais e compartilhou todos os sintomas do racismo herdados por conta da escravidão e o subjugamento do povo Africano desde o período colonial no Brasil. Um dos participantes da plateia complementou a fala de Tekko, revelando o Mito da Democracia Racial, que constrói a ideia de uma sociedade brasileira igualitária mas visivelmente marcada pelo preconceito racial nas relações sociais no dia a dia.
Dessa vez, o encontro também contou com a participação da parceria do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ com o Campus de São Gonçalo que reforçou a importância da reflexão social proposta pelo Diálogos com o Cinema, revelando uma função do projeto também fundamental, a de transformação e construção do pensamento e do conhecimento.
Comments