Hoje o Ponto Cine ficou lotado para o Diálogos com o Cinema do filme Fevereiros de Marcio Debellian. Novamente com a parceria do IFRJ, a sala de cinema recebeu os campi de Duque de Caxias e Niterói, inaugurando as visitas desse ano.

Os dois grupos estrearam a temporada de visitas 2019 no Diálogos com o Cinema e tiveram a oportunidade de participar da exibição do poético filme de Debellian e discutir a diversidade cultural e estética do Brasil, através da voz de Maria Bethânia.
O diretor iniciou a sua fala depois de aplausos da sala lotada, que além dos dois campi ainda recebeu os 12 estagiários da parceria entre o Ponto Cine e o IFRJ.
Debellian declarou a felicidade por estar no Ponto Cine, reforçando que o cinema foi uma das poucas salas da periferia a abrir espaço para o seu filme. Ainda afirmou a importância da multiplicidade, visto que seu filme se propõem a enaltecer o sentido de diversidade, buscando um caminho de tolerância e convívio através das temáticas religiosas. Mesmo em um momento de tanta radicalização e intolerância no país.
A participação dos alunos do curso de produção cultural foi reforçada na conversa, já que não faltavam dúvidas e comentários sobre a produção do filme. Uma das alunas, parabenizou Marcio e destacou a delicadeza e o bom gosto da seleção das imagens de arquivos, se surpreendendo com o desafio de coleta do diretor.
Do início ao fim do encontro, Márcio enfatizou a alegria contagiante por ter participado do projeto. O diretor ainda disse ter se sentido verdadeiramente revigorado por ter vivido uma experiência como essa.
foto: Ingrid Stassen
Texto: Wallace Rocha
Comments